Audição: hábitos que podem prejudicar o ouvido

Questões genéticas e idade avançada são fatores que podem provocar problemas de audição, mas, práticas incorretas também contribuem para uma possível surdez. Trouxemos alguns hábitos que são comuns, mas que podem ser causadores de perda auditiva:

1  Uso inadequado das hastes flexíveis do cotonete – Pode parecer inofensivo, mas, o uso do cotonete não é recomendado. Isso porque, se a haste for colocada no conduto auditivo, pode causar uma lesão na membrana timpânica e, dependendo da gravidade, pode comprometer a audição.

 

2 Ouvir música alta no fone de ouvido – Hábito bastante comum entre as pessoas, o fone de ouvido é muito usado para a prática de exercícios físicos, viagens e deslocamentos diários, mas, quando utilizados com volume muito alto e com frequência, pode prejudicar a audição.

 

Não realizar exames auditivos – Os exames auditivos são muito importantes e devem estar dentro dos check ups de rotina. A consulta com o especialista e um teste de audiometria, ajuda na identificação de problemas de audição e evita problemas mais sérios no futuro.

 

4 Passar muito tempo ao telefone – Quando esse hábito acontece de forma constante, pode gerar problemas auditivos. Os ouvidos ficam expostos às ondas eletromagnéticas liberadas pelo aparelho. Em casos de conversas longas, o ideal é colocar no viva-voz e em volume moderado.  

 

Tipos e causas de perda auditiva 

Se, na sua família, existe um histórico de surdez, a atenção deve ser ainda maior. A perda auditiva hereditária está relacionada com a mutação genética, e pode dar os primeiros sinais logo após o nascimento.

Quando não hereditário, casos de perda auditiva mais comuns são leves e temporárias, geralmente relacionadas a doenças virais comuns, como a gripe, capazes de causar inflamações no ouvido. Porém, existem casos de problemas auditivos permanentes. São dois tipos:

  • Perda auditiva neurossensorial: Está relacionada a ocorrências nos nervos transmissores de mensagens do ouvido ao cérebro, que podem ser causadas por traumatismo craniano, trauma sonoro, excesso de medicamentos ou o surgimento após o  nascimento.
  • Perda auditiva condutiva: Podem ser problemas nos ossos que fazem parte da audição, líquidos infeccionados no ouvido ou anomalias no tímpano.

Se notar alguns desses problemas, procure imediatamente um médico especialista para diagnosticar o problema. Em casos de perda auditiva, a Audiotex é referência no mercado em aparelhos auditivos e conta com um time de fonoaudiólogos altamente qualificados. Na Audiotex, também realizamos atendimento domiciliar, assistência técnica e avaliação gratuita. Entre em contato conosco pelo telefone 4003-3745 ou consulte uma de nossas unidades https://audiotex.com.br/unidades/

 

 

Ligue de todo o brasil

4003-3745

Ligue agora