Perda auditiva: a covid-19 pode ser um fator que desenvolve o problema

A Covid-19 é uma doença que, apesar de sua breve existência, ainda está em processo de ser compreendida com o passar dos dias. Até agora, os sintomas mais comuns citados por profissionais de saúde são os gripais, como febre, vômito, coriza e falta de oxigênio. Há também registros de perda de paladar e olfato. Mas você sabia que um dos sintomas da doença pode ser uma perda auditiva? Pesquisas realizadas ao redor do mundo descobriram que esse problema foi detectado até mesmo em pacientes assintomáticos com diagnóstico para a doença. A perda auditiva acontece quando o coronavírus ataca as células ciliadas da cóclea. Segundo os estudos, há casos de carga auditiva gradativa, súbita e neurossensorial. 

Perda auditiva e o diagnóstico 

A perda auditiva gradativa é o quadro mais comum e se inicia nos primeiros dias de infecção, por meio de zumbido ou uma sensação de pressão no ouvido.

Já a perda auditiva súbita é quando há uma piora repentina na audição. Essa é mais rara. De acordo com as pesquisas, existem mais registros de perda auditiva súbita a partir do segundo mês após a infecção.

Já quem é vítima de perda auditiva neurossensorial tem um quadro permanente. O paciente se recupera da Covid-19, mas a audição permanece debilitada. Esse quadro é mais comum em pessoas que tiveram um quadro mais grave da doença.

A frequência dos casos

Pesquisadores ingleses identificaram que mais de 7% dos pacientes com Covid-19 analisados foram acometidos com algum grau de perda auditiva. Outros quase 15% tiveram zumbidos frequentes após a infecção por coronavírus.

E em 40% desses casos há uma piora no zumbido após o período ativo da doença. As sequelas na audição podem surgir em até três meses depois da infecção pelo vírus, ou seja, bem depois dos outros sintomas mais comuns terem desaparecido.

Sintomas

Os principais sintomas de perda auditiva são:

1. Zumbido, chiados ou estalos nos ouvidos;

2. Sensibilidade ao som;

3. Sensação de estar com o ouvido tampado ou pressionado;

4. Dificuldade para ouvir em ambientes barulhentos;

5. Irritação e dor no local;

6. Aumentar volume do rádio e TV;

7. Falar alto sem perceber, precisando de alerta das pessoas próximas;

8. Precisar que uma informação seja repetida frequentemente para entender;

9. Necessidade de olhar para a boca de quem está falando para conseguir entender;

10. Dificuldade para compreender as palavras ao falar no telefone.

Tratamento

Apesar de depender da causa, um dos tratamentos mais comuns para audição debilitada é o uso de um aparelho auditivo. O modelo do item também varia, podendo ser, por exemplo, interno ou externo.

A Audiotex é referência na área há mais de uma década. A empresa busca no mercado internacional as melhores marcas de aparelhos auditivos, que proporcionam qualidade, conforto e um excelente design. Tudo isso dentro de preços justos para melhor atender às necessidades dos pacientes. Conheça a unidade mais próxima de você  audiotex.com.br/unidades/

Ligue de todo o brasil

4003-3745

Ligue agora