O excesso de barulho no dia a dia, como em ambientes fechados e o uso constante de fones de ouvidos com volume alto, podem ser fatores determinantes para a perda auditiva.
A audição, como todos sabem, é um dos sentidos fundamentais para o desenvolvimento da fala, da alfabetização e dos processos de linguagens. Por isso, é importante ter cuidados para evitar danos que comprometam sua qualidade de vida.
O problema da perda auditiva é um dos mais comuns no mundo todo e os dados são alarmantes, segundo o Relatório Mundial sobre Audição, divulgado em 2021 pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
O estudo estima que um quarto da população global, o que corresponde a aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas, terá algum grau de perda auditiva em 2050. Em muitos casos, pessoas entre 60 e 70 anos, têm a tendência de desenvolver a deficiência pelo envelhecimento natural.
Em vista desse problema, a OMS destaca a necessidade de intensificar os esforços para prevenir e tratar a perda auditiva, investindo e expandindo o acesso a serviços de saúde auditiva. A organização recomenda ainda, a inclusão da saúde auditiva na lista de check ups médicos, como por exemplo, a realização do exame de audiometria, uma vez ao ano.
Algumas medidas simples no seu dia a dia podem evitar danos severos na sua audição. Por isso, separamos algumas dicas que são fundamentais para cuidar da sua saúde auditiva.
Aos primeiros sinais de dificuldades para ouvir, procure um médico otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo. Se o diagnóstico for de perda auditiva, mesmo que em alguns casos a audição perdida não volte, é possível resgatar os sons com tratamento, por meio da adaptação de aparelhos auditivos.
É importante lembrar que é preciso entender o grau de perda auditiva. Existem casos de perda de audição ao nascer e ao longo da vida, por isso,é necessário o acompanhamento de um profissional da saúde.
Também chamado de prótese auditiva acústica, o aparelho auditivo é um pequeno dispositivo que deve ser colocado diretamente no ouvido para ajudar a ampliar o volume dos sons.
Essa solução é prática, acessível e contribui para resgatar a vida normal da pessoa que perdeu essa importante função. E até mesmo para resgatar sua autoestima e independência nas atividades do dia a dia.
São vários tipos de aparelhos, de modelos e marcas, de uso interno ou externo à orelha.
A Audiotex, por exemplo, é referência em todo país em soluções auditivas há mais de 10 anos. Conheça nossos aparelhos clicando aqui e entre em contato com nossa equipe de fonoaudiólogos.
Marque uma audiometria – avaliação gratuita – para estudar seu caso e definir uma solução personalizada, garantindo a melhora da sua audição com conforto e praticidade.