Sinais de perda auditiva em crianças: quais são, como identificar e tratamento

Seu filho (a) não olha para você enquanto fala com ele (a) ? Está com dificuldades de aprendizado na escola? Assiste televisão com o volume muito alto? Ou você conhece alguma criança com esses problemas? Saiba que esses podem ser sinais de perda auditiva.

As causas são diversas, como por exemplo, inflamação decorrente de doenças, como aconteceu em alguns casos da covid 19, uso excessivo de medicamentos e até mesmo por histórico na família. Os primeiros indícios podem surgir ainda na infância, nos primeiros meses de vida. 

Uma criança com alteração na audição, corre risco de desenvolver problemas psicológicos, desde ansiedade até depressão. Isso porque é comum essas crianças terem dificuldade de socialização.

Os sinais de perda auditiva infantil têm características específicas de acordo com a idade da criança. Lembrando que o acompanhamento deve acontecer desde o nascimento do bebê, com a Triagem Auditiva Neonatal – o famoso Teste da Orelhinha. Por isso, é tão importante contar com ajuda especializada desde cedo.

 

Sintomas de perda auditiva em bebês 

Segundo a cartilha Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal, do Ministério da Saúde, para cada 1.000 recém nascidos, um a quatro apresentam algum problema auditivo. Além do Teste da Orelhinha nos bebês, a orientação é que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento da criança ao longo dos meses. 

Listamos alguns sinais que podem ajudar a identificar um possível diagnóstico de perda auditiva

  • O bebê não vira a cabeça para procurar sons;
  • Não esboça reações comuns para idade, como sorrisos, quando alguém se comunica com ele;
  • Não demonstra muitas reações e é mais quieto do que o normal;
  •  Não acompanha com os olhos brinquedos barulhentos, como chocalho;
  • A partir do terceiro mês de vida, continua sem se assustar com barulhos estrondosos – como bombas.

 

Sinais de perda auditiva em crianças 

Para as crianças com idade mais avançada, é necessário ter atenção ao nível de socialização delas, já que a perda auditiva nessa fase impõe dificuldades à interação. Os sinais são:

  • Fala prejudicada;
  • Dificuldades no aprendizado escolar;
  • Assiste televisão ou escuta áudios sonoros em volume alto constantemente;
  • É muito distraído;
  • Tem dificuldades de conversar em ambientes barulhentos. Exemplos: festas e centros de metrópoles;
  • Pergunta repetidamente o que você disse;
  • Para conseguir entender, precisa olhar de forma contundente para a boca  de quem está se comunicando – leitura labial.

  

Como tratar

O acompanhamento médico é essencial, durante toda a infância. Mas, se você notar sinais de perda auditiva na criança ou bebê, procure um médico especialista, para que ele faça o diagnóstico e indique o tratamento mais adequado.

Se for um quadro reversível, o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento. Em casos de perda auditiva permanente, o uso de aparelhos auditivos pode ser indicado para manter a qualidade de vida da criança.

Nesse ramo, a Audiotex é uma das maiores referências do país em soluções auditivas. Por meio de pesquisas internacionais, a empresa busca as melhores marcas de aparelhos auditivos. Tudo isso por preços acessíveis. 

A Audiotex também possui um corpo clínico de fonoaudiólogos, altamente qualificados, responsáveis por fazer o acompanhamento durante todo o processo de adaptação da criança ao aparelho. Quer uma avaliação gratuita? Entre em contato conosco e agende uma visita. Conheça a unidade mais próxima de você https://audiotex.com.br/unidades/  ou ligue para 4003-3745.

 

Ligue de todo o brasil

4003-3745

Ligue agora